O que seria melhor para sua empresa, o regime tributário do simples nacional ou o lucro presumido, qual é a sua opinião?
Vamos lá pessoal, primeiramente o mais importante é você entender que uma empresa existe para dar lucro e esses dois tipos de regimes tributários podem mudar toda essa história.
Por quê será que a maioria dos empresários não fazem a mínima ideia sobre como cada regime funciona e por vezes deixa apenas na mão do contador ou ate mês na mão de um advogado ou consultor?
O que é um Simples Nacional?
O Simples Nacional é um regime tributário simplificado de impostos na qual os impostos são recolhidos com base na Receita Bruta da empresa, ou seja, no seu faturamento bruto, independentemente das despesas e custos que a empresa tenha.
Esse regime foi totalmente criado pela receita federal com objetivo de simplificar a vida do empresário.
O regime é dividido em cinco tabelas de impostos, cada uma foi criada para ser relacionada com o tipo de atividade geral da empresa e cada grupo se subdivide em atividades menores podendo uma atividade estar em dois grupos ao mesmo tempo.
No nosso blog tem o texto Tabela Simples Nacional que falamos no detalhe.
O que é o Lucro presumido?
O Lucro Presumido é um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro. Com esse percentual de presunção, não será mais necessário comprovar para o fisco se houve ou não lucro no período do recolhimento dos impostos. Conforme demonstraremos a seguir, isso é muito bom em algumas situações, mas pode ser desvantajoso em outros casos.
O Lucro Presumido pode ser utilizado pela maioria das empresas no Brasil. Os requisitos para aderir ao Lucro Presumido são apenas que se fature abaixo de R$ 78 milhões anuais e que não se opere em ramos específicos, como bancos e empresas públicas.
Portanto as empresas que utilizam esse regime têm alíquotas de imposto que podem variar de acordo com o tipo de atividade que exercem. As porcentagens vão de 1,6% até 32% sobre o faturamento.
Qual regime tributário então seria melhor? Simples Nacional ou Lucro presumido?
Para saber qual regime é melhor, temos que levar em consideração alguns fatores tais como:
A) Qual é a atividade econômica da empresa, CNAE?
B) Qual é a previsão de faturamento da empresa?
C) Empresa de comércio, serviço ou indústria?
D) Quantidade de funcionários?
Portanto precisamos primeiramente saber a resposta dessas perguntas básicas para que possamos traçar a melhor estratégia.
Com essas resposta podemos fazer um comparação e te dizer qual deles você terá mais lucro.
Lembrando que podemos mudar de regime tributário apenas 1 vez por ano em Janeiro se a empresa não tiver nenhuma divida ativa.
Ficou com dúvidas, entre em contato conosco que faremos essa analise para você.