Importância da reserva de capital para empresas

Home / Artigo

Importância-da-reserva-de-capital-para-empresas

Importância da reserva de capital para empresas

Compartilhar

A reserva de capital para empresa é um dinheiro extra que algumas companhias possuem. Isso é muito importante em situações emergenciais ou imprevistos.

Essa reserva de capital pode ser aplicada tanto em um projeto específico, quanto em ações pontuais dentro da empresa.

A sua origem não está ligada aos produtos ou serviços produzidos pela empresa e serve, principalmente, para fortalecer financeiramente as companhias.

O que é reserva de capital?

Basicamente a reserva de capital é uma espécie de fundo de reserva, um valor que a empresa possui. Porém não tem nenhuma relação com a receita gerada na empresa.

Afinal, a reserva de capital se diferencia de outros recursos por sua origem. Ou seja, este valor é formado por investimentos realizados por parte de sócios, acionistas e terceiros que possuem algum tipo de investimento na empresa.

Quais são os tipos de reserva de lucro?

Reserva legal, obrigação contábil das Sociedades Anônimas. Trata-se de um percentual do lucro líquido, que corresponde a 5% do lucro líquido de um exercício, não podendo ultrapassar 20% do capital social da empresa.

Reserva estatutária, é a quantia em dinheiro, títulos ou ativos da empresa que precisam ser reservados com uma finalidade específica. Isso serve como uma exigência legal pelas companhias de seguros e instituições financeiras.

Reserva para contingência, é uma reserva orçamentária para o cronograma de atividades, será utilizada para remediar o impacto dos resíduos dos riscos que ocorrerem.

Reserva de retenção, parte do resultado para investimentos na expansão da empresa. Será estabelecido em assembleia, e não poderá ser constituída se isso prejudicar a distribuição de dividendos.

Reserva de lucros a realizar, são valores referentes ao lucro líquido que ainda não foram recebidos pela empresa e que, após o recebimento, serão divididos entre os sócios.

Reserva de dividendos não distribuídos, mesmo sabendo que os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, essa reserva tem uma possibilidade de retenção dos dividendos devido a problemas financeiros.

Qual é a importância de uma reserva de capital?

A reserva de capital é deixada de lado por vários empresários, porém ela tem muita importância dentro de uma empresa.

Em resumo, o grande objetivo destes investimentos é fortalecer o capital da empresa, isto é, aumentar a margem financeira de um negócio.

Além disso, em várias momentos pode se relacionam de forma direta tanto com a saúde financeira quanto com a continuidade das atividades nos períodos de crise.

É por esse motivo que deve fazer parte da cultura de todas as empresas também o investimento em mercado de ações, seguindo o padrão da própria administração.

Essa reserva, seguindo os dispositivos previstos na lei, garante um respiro quando as contas de uma empresa começam a fechar no vermelho.

Para finalizar, a reserva de capital reforça o patrimônio líquido da empresa, o que consequentemente melhora a estrutura de seu balanço patrimonial.

Conte com a expertise dos profissionais da Ito & Sales Contábil para entender melhor sobre finanças e contabilidade e como podemos te ajudar a ter melhores resultados em suas atividades empresariais!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.