Pessoal, muito comum acontecer isso nas empresas, por vezes a confiança no sócio é tão grande que negligenciamos uma parte da gestão financeira e confiamos 100% em alguem, não que esteja errado porem poderá ter diversos problemas.
E agora meu sócio me Robou?
Uma dica importante e já deve pensar isso na hora de abrir a empresa é colocar uma clausula no contrato social falando justamente da limitações do sócios, que pode ser:
“assinar em conjunto quaisquer documentos que importem em responsabilidade ou obrigação da sociedade, inclusive cheques, escrituras, títulos de dívidas, cambiais, ordens de pagamento e outros”
Se tem dúvidas sobre esse tema fale com o Guru de Finanças.
A sugestão acima é super importante, veja que com apenas essa linha no seu contrato social fará com que o banco na hora que você abra a conta ele coloque a opção que todos os pagamento serão aprovados pelo sócios da empresa em conjunto.
Claro que no dia a dia vocês podem pensar em formas diferentes de aprovação de pagamento para tentar faciliar o dia a dia de vocês como por exemplo:
- 1- Até R$ 1.000,00 os sócios aprovam isoladamente e acima desse valor em conjunto.
- 2- Valor repetido para o mesmo CPF ou CNPJ os dois sócios aprovam em conjunto.
- 3 – Todos os valores os sócios aprovam.
Portanto o ponto chave é se previnir para evitar problemas, não é uma questao de desconfiança mais é uma questao de compliance.
Se esta nesse momento de abertura de empresa entre em contato conosco.
Fazemos todo processo de abertura e tambem damos atenção especial a essa questão financeira e você vai ficar super tranquilo com as finanças.
E agora meu sócio me robou?
Portanto agora você já sabe o que fazer para se previnir sobre esse aspecto financeiro? Ainda tem dúvidas? Venha tomar um café conosco!