A maior dificuldade dos empreendedores é onde conseguir dinheiro para abrir uma empresa.
Saber como conquistar o capital inicial, como conseguir dinheiro para abrir uma empresa é um dos principais desafios para os novos empreendedores.
O ideal para abrir seu negócio é ter o capital, mas na falta dos recursos pode obter um empréstimo para tirar os planos do papel.
Antes de escolher a melhor alternativa de empréstimo para o seu negócio, é importante avaliar as vantagens e as desvantagens que cada uma proporciona.
Existem muitas maneiras de conseguir o capital inicial de uma empresa. A seguir mostraremos algumas opções, porém é muito importante analisar se vale a pena.
Utilização de capital inicial próprio
O capital próprio são recursos financeiros obtidos através do capital investido por sócios ou acionistas.
Através do capital podemos analisar qual é de fato o patrimônio líquido da empresa, qual é o valor real que essa empresa possui em caixa.
Para calcular o capital próprio, basta fazer a diferença de toda a quantia que a empresa possui sobre os valores das dívidas.
O valor do capital próprio nesse caso se chama capital ativo, e o valor dos dividendos chamamos de capital passivo.
Uma vantagem oferecida pelo capital próprio é a empresa não se comprometer com uma dívida futura, afinal, ela está utilizando valores que já estão em caixa, sem a necessidade de pagar juros e outras correções para terceiros.
Uma desvantagem é a limitação dos recursos próprios, já que o capital próprio da empresa não possui reservas infinitas, fazendo com que o investimento possa acontecer de forma tímida, não dando o resultado esperado por falta de mais valores investidos.
Busca por investidores-anjos
Para conseguir um investidor-anjo é preciso, também, entender o que esse perfil de profissional procura em um negócio.
Os investidores-anjos são profissionais do mercado ou empresários de sucesso que investem capital próprio para ajudar novos empreendedores.
Por isso, os investidores-anjos tendem a dar preferência por negócios inovadores, que façam parte de um mercado com significativo potencial de crescimento e que tenham alta rentabilidade.
Existem portais nos quais você pode se conectar com essas pessoas. No entanto, é preciso ter bons argumentos para provar que o seu negócio realmente tem potencial, de modo a convencê-las a investir.
Financiamento coletivo
Uma das modalidades para obtenção de recursos que mais ganhou destaque nos últimos anos, foi o financiamento coletivo realizado por sites e organizações mundiais.
A famosa “vaquinha” tem como contrapartida a retribuição em brindes e bônus aos doadores de recursos, que podem se interessar pelos serviços ou acreditar na sua ideia.
No Brasil, há plataformas próprias de financiamento coletivo online. Basta cadastrar a sua ideia e estipular um valor a ser arrecadado por determinado período.
Para obter sucesso, é indicado investir no texto de apresentação da ideia, lançar vídeos, pensar em boas recompensas e usar as redes sociais para divulgar o projeto.
Parceria com agências de fomento
As agências de fomento são organizações que trabalham com editais e chamadas para oferecem linhas de crédito com juros mais baixos que as instituições bancárias. Algumas vezes, eles podem até ser nulos.
Agência de fomento é a instituição com o objetivo principal de financiar capital fixo e de giro para empreendimentos previstos em programas de desenvolvimento.
Entre os beneficiários do financiamento estão projetos de infraestrutura, profissionais liberais e micro e pequenas empresas. Indústria, comércio, agronegócio, turismo e informática são exemplos de áreas que podem ser fomentadas.
Portanto, é interessante pesquisar por essas agências e ficar de olho quando elas lançam novos editais, para aproveitar as oportunidades.
Contratação de linhas de crédito
Linhas de crédito são recursos disponibilizados por instituições financeiras para pessoas físicas ou empresas, na forma de empréstimos ou financiamentos.
Um dos principais motivos que levam as empresas a solicitarem a linha de crédito é por ser uma alternativa menos onerosa, já que a incidência de juros ocorre somente no valor usado, e não no montante disponibilizado.
Mas não são como empréstimos convencionais. Isso porque, no caso das linhas de crédito, os recursos já são pré-aprovados para cada consumidor.
Geralmente as linhas de crédito são concedidas para finalidades específicas, como a aquisição de imóveis, automóveis, maquinários, entre outras.
Conclusão
Apesar das inúmeras possibilidades para obtenção de crédito, alguns empreendedores não conseguem recursos por meio dessas iniciativas.
Por isso, antes de buscar crédito para o seu negócio, avalie o que pode ser feito com o dinheiro que você já tem em caixa.
Contar com empréstimos para empresas iniciantes pode ser vantajoso em alguns casos, mas nem tanto em outros. Portanto, é preciso avaliar determinadas questões antes de se comprometer.
Caso você queira saber mais sobre as opções de abertura de empresa e levantamento de capital, nós da Ito & Sales Contábil estamos sempre a disposição.