O que são demonstrações financeiras?

Home / Artigo

O que são demonstrações financeiras?

Compartilhar

As demonstrações financeiras são relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas. O gestor de uma empresa precisa, constantemente, tomar decisões sobre investimentos e outras atividades financeiras.

Elaborar e analisar demonstrações financeiras é a melhor forma de fazer um diagnóstico real sobre a situação econômico-financeira da empresa. Na qual é possível apurar o fluxo de caixa, impostos, gerenciar lucros e prejuízos, entre outras informações financeiras.

As empresas são obrigadas a prestar contas anualmente através das demonstrações financeiras.

Quais são os principais tipos de demonstrações financeiras?

  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), informa as despesas e receitas de uma empresa ao longo de um certo período;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) consiste no valor financeiro líquido (tanto de capital quanto de equivalentes monetários) que são negociados em um certo período;
  • Balanço Patrimonial (BP) de uma empresa fornece dados sobre a condição do patrimônio e das finanças da companhia ao final de determinado período;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é usada para demonstrar as mudanças ocorridas no patrimônio líquido da empresa ao longo do período avaliado;
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA) consegue evidenciar o valor que foi gerado por uma companhia em certo período. Além disso, é possível ver a distribuição desse valor entre todos os participantes da cadeia produtiva;
  • Notas Explicativas servem para fornecer informações que facilitem o entendimento das demais demonstrações.

Por que as demonstrações financeiras são importantes?

As demonstrações financeiras são importantes, pois apresentam a situação atual de uma empresa, sua capacidade financeira de honrar suas dívidas ou fazer novos investimentos em busca de crescimento.

Os relatórios de demonstrações financeiras são vitais para se tomar decisões nos negócios. É por meio da análise das demonstrações financeiras que os gestores de uma empresa podem tomar as melhores decisões sobre o futuro do negócio. 

Relatórios de demostrações financeiras atuam como um registro histórico do sucesso de uma empresa caso haja a decisão de vender o negócio ou conseguir novos investidores.

As demonstrações financeiras também são importantes para empresas que buscam crédito, pois servem como comprovação de renda e de capacidade de pagamento.

As demostrações financeiras são usadas para prestar contas a acionistas, investidores e sócios que nem sempre estão presentes no dia a dia do negócio, pois os mesmo demonstra a saúde financeira da empresa.

Um planejamento detalhado é importante para otimizar a análise das demonstrações financeiras porque ele fornece um marco para a análise, ajudando a identificar e priorizar as informações mais importantes.

Um detalhe importante, mais do que apenas entender e elaborar os demonstrativos, é preciso saber como analisá-los de forma que seja útil para sua empresa, pois de nada adianta ter todos os dados se a empresa não é capaz de interpretá-los.

Gostou das informações? Então, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das principais dicas de contabilidade, finanças, economia e administração. Se ficou com dúvidas, entra em contato conosco que vamos ajudar da melhor forma possível.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp.